Cirurgia Laparoscópica do Cólon no Hospital de Faro

11

O Serviço de Cirurgia 1 do Centro Hospitalar do Algarve promove nos dias 1 e 10 de março o “I Curso de Cirurgia Laparoscópica do Cólon”, uma acção formativa que se propõe promover a actualização e aperfeiçoamento da cirurgia laparoscópica, de modo a contribuir para a excelência do padrão cirúrgico do CHAlgarve.

Formação teórico-prática assume carácter transfronteiriço com sessões teóricas e de treino no hospital de Faro e intervenções práticas a partir do Centro de Cirurgia de Cáceres, em Espanha.

O curso pretende assim promover o desenvolvimento de competências técnicas através do treino e da realização de procedimentos laparoscópicos específicos, estruturando-se em sessões teóricas e práticas que terão lugar no hospital de Faro e no Centro de Cirugía de Mínima Invasión Jésus Usón, em Cáceres.

Aposta na vertente prática

A par das atividades teóricas sobre temas básicos e fundamentais de laparoscopia e suas aplicações nas diferentes patologias do cólon e recto, a iniciativa aposta numa forte componente prática, direcionada para a manipulação e familiarização com os instrumentos cirúrgicos, exercícios em simuladores e, ainda, ensino de outras particularidades da técnica.

No decurso da formação, os médicos terão a oportunidade de desenvolver as suas habilidades na cirurgia laparoscópica através da participação em estações de treino e, a partir de 13 de março, da integração em equipas cirúrgicas, inicialmente como assistentes e, posteriormente, como cirurgiões.

De acordo com Martins dos Santos, diretor do Serviço de Cirurgia 1 do CHAlgarve que se encontra a promover o curso, “o desenvolvimento tecnológico com impacto na qualidade e cada vez maior variedade dos equipamentos e instrumentos, aliado ao desenvolvimento técnico dos cirurgiões, determinaram uma evolução muito rápida da laparoscopia, método que se tornou altamente especializado, requerendo por isso um trabalho permanente de atualização e treino contínuo”, refere o diretor justificando a importância deste tipo de eventos formativos.

Sobre a laparoscopia

A laparoscopia é um método avançado e pouco invasivo para tratamento cirúrgico de patologias do colón e recto, cuja abordagem evita a necessidade de uma grande incisão abdominal, o que se traduz num processo de recuperação mais rápido e menos doloroso, com períodos de internamento mais curtos e consequentes ganhos económicos e sociofamiliares.

Esta técnica permite tratar a patologia oncológica do cólon e recto com menor sofrimento para o doente, menor tempo de internamento e uma recuperação muito mais rápida no pós-operatório.
A incidência do Cancro do Cólon e Recto nas mulheres assume o 2.º lugar, depois do tumor da mama, e é o 2º mais frequente nos homens, depois do tumor da próstata, sendo o tumor mais frequentes em ambos os sexos a partir da 5ª década de vida.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.