Ciclo +Cultura em Silves, dedicado aos caminhos do acordeão!

18

silves - caminhos do acordeão _mnO Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves, recebe a 9, 16 e 23 de maio, mais uma edição do ciclo +Cultura, dedicado aos novos caminhos do acordeão em Portugal, jazz, fusão, experimental/improvisação, world music.

O ciclo, intitulado “Coração Acordeão”, título a partir de um poema de Alexandre O’Neill, de 1946, leva a Silves os mais influentes, premiados e prestigiados acordeonistas portugueses, como João Frade, no dia 9, em dueto com o guitarrista/baixista brasileiro Munir Hossn, João Barradas no dia 16, acompanhado de contrabaixo e bateria e Celina da Piedade no dia 23, em trio, enquadrando-se nas comemorações do Dia Mundial do Acordeão que se assinala a 6 de maio. Todos os espetáculos têm início às 21h30.

Os concertos têm como convidados especiais nas primeiras partes, reputados músicos sediados na região e ligados aos parceiros do ciclo, como João Filipe Guerreiro e Silvino Campos (9 de maio), Luís Gama e Fábio Guerreiro (16 de maio) e Rui Briceno e Sérgio Conceição (23 de maio).

Os ingressos para cada concerto têm um custo associado de 5 euros, havendo um bilhete de conjunto, para os três concertos, a um preço promocional de 10 euros.

Além dos concertos, os músicos João Frade, João Barradas e Celina da Piedade ministram masterclasses durante o dia dos seus espetáculos (dirigidos a alunos de acordeão), dando a conhecer os seus percursos, abordagens e estilos artísticos. As masterclasses têm um custo associado de 30 euros, requerendo inscrição prévia (com número limitado de participantes).

Este ciclo é uma coprodução entre o Município de Silves, a Mito Algarvio – Associação de Acordeonistas do Algarve e a Casa do Povo de S. Bartolomeu de Messines (Escola de Acordeão), e pretende, também, dar a conhecer o trabalho e dinâmica que estas entidades têm desenvolvido dentro e fora da região em torno do estudo, valorização e promoção do acordeão e da formação de instrumentistas nessa área musical.

Para informações, reservas de ingressos e inscrições para as masterclasses os interessados deverão contactar o Sector de Cultura do Município de Silves – através do telefone 282 440 800 (ext.406) ou do endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt – ou o Museu Municipal de Arqueologia de Silves (tel.: 282 440 838).




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.