CHAlgarve Barlavento assinala o Dia Mundial da Diabetes

17

Os Núcleos de Diabetologia de Portimão e Lagos do CHAlgarve assinala o Dia Mundial da Diabetes, que se celebra a 14 de novembro, com a promoção de diversas iniciativas dirigidas a profissionais e utentes, num esforço de sensibilização e alerta para os fatores de risco associados à patologia.

As atividades tem início no sábado, em Lagos, com uma “Caminhada pela Saúde” que pretende sensibilizar a população para a importância do exercício físico na prevenção e controlo da Diabetes. Com partida na Igreja de Santa Maria, pelas 9h30, o percurso de cerca de 2km inclui a Avenida dos Descobrimentos e a Marina de Lagos.

Na segunda-feira, dia 16 de novembro, as iniciativas prosseguem no Hospital de Portimão onde, a par de uma exposição alusiva ao tema, os utentes e profissionais poderão encontrar o “ponto azul”. Numa referência à cor escolhida para o símbolo mundial da diabetes, o Núcleo de Diabetologia, apoiado pelo Serviço de Dietética e Nutrição de Portimão, estará disponível para prestar aconselhamento sobre os fatores de risco para a diabetes, bem como para ensinar os utentes e profissionais a ler os rótulos dos alimentos.

Ainda no dia 16 mas numa abordagem mais dirigida aos profissionais, o refeitório do hospital de Portimão disponibiliza um “menu azul”, composto por sopa, prato principal e sobremesa adequados às especificidades da dieta para pessoas com diabetes. As iniciativas encerram no período da tarde com uma sessão de esclarecimento direcionada para profissionais de saúde, a ter lugar no auditório da unidade de Portimão, pelas 00:00 horas.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.