Centro Ciência Viva de Lagos premiado pela Fundação Gulbenkian! - Algarlife Centro Ciência Viva de Lagos premiado pela Fundação Gulbenkian! - Algarlife

Centro Ciência Viva de Lagos premiado pela Fundação Gulbenkian!

CENTRO CIENCIA VIVA-1 (F)O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) foi recentemente distinguido pela Fundação Calouste Gulbenkian com um prémio no valor de 20 mil euros, verba que vai ser usada no desenvolvimento de projetos de Divulgação e Comunicação em Saúde.

O projeto “Saúde a 4 Tempos”, da autoria do CCVLagos, ganhou um prémio de 20 mil euros, no âmbito do “Concurso Literacia da Saúde 2014” lançado pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objetivo de financiar projetos que contribuíssem para promover formas de adquirir, processar e compreender informação no domínio da Promoção em Saúde.

Pretende-se agora que o “Saúde a 4 Tempos” seja implementado quer em escolas do Algarve, quer noutras instituições da região. De acordo com o CCV Lagos, este projeto diz respeito a quatro temáticas organizadas motivacional e formalmente com as quatro estações do ano. Desta forma, cada temática abordará as áreas da saúde diretamente relacionadas com as estações em que se inserem. Assim, serão abordados os seguintes temas: 1) primavera – Sistema imunitário, as Alergias; 2) verão – Cancro, a Pele; 3) outono – Saúde Mental, Desordem Afetiva Sazonal e 4) inverno – Vírus, Gripe.

As metodologias deste projeto do CCVL vão envolver Sessões de Esclarecimento e Cafés de Ciência, onde se promoverá o debate sobre questões importantes nem sempre associadas diretamente à Saúde, nomeadamente as sociológicas, envelhecimento da população e as económicas, o alto custo económico da Saúde e os impactos económicos das doenças crónicas). Também o Desafio à Escola e Atividades Mãos na Massa são outras das formas através das quais o Centro Ciência Viva de Lagos irá implementar este projeto no terreno.

De acordo com aquela entidade, com o projeto “Saúde a 4 Tempos”, o Centro Ciência Viva de Lagos “assume o papel de veículo divulgador de informação científica, mas também de formação dos cidadãos para que estes possam ter um papel mais interventivo nas decisões políticas, seja em Saúde, seja ao nível da Ciência”.

Refira-se que na edição anterior deste concurso, apenas 6 projetos foram financiados, num total de 276 candidaturas, sendo esta a primeira vez que um Centro Ciência Viva é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito de projetos de Literacia em Saúde.

Para além das várias atividades inerentes ao seu espaço expositivo, Exposição Permanente, Exposições Temporárias, Oficinas Escolares, Saídas de Campo e Palestras, o CCVL tem vindo também a assumir-se noutras áreas da Ciência, nomeadamente através da associação a projetos de investigação científica e no qual desempenha o papel de parceiro de Comunicação e Divulgação de Ciência.

Saiba mais e conheça todas as atividades do Centro em lagos.cienciaviva.pt




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »