CCDR Algarve nos Open Days em Bruxelas com saúde transfronteiriça!

7

Nuno Marques vice-presidente CCDR Algarve, participou em Bruxelas no Open Days, intervindo no seminário dedicado à saúde na cooperação transfronteiriça, onde revelou as práticas, planos e projectos desenvolvidos nos últimos anos, na zona transfronteiriça da Euro-Região Alentejo, Algarve, Andaluzia.

O Open Days, uma iniciativa da União Europeia, reuniu em Bruxelas durante uma semana, cerca de 6000 participantes em representação das cidades e das regiões europeias, sendo um dos temas desta edição as “Desigualdades em Saúde: como lidar com os desafios demográficos”.

Segundo a informação da CCDR Algarve, “foram apresentados alguns exemplos de projectos desenvolvidos nesta área como é disso exemplo o projecto Janela Aberta à Família, da responsabilidade da Administração Regional de Saúde, em parceria com o Serviço Andaluz de Salud da Consejeria de Salud da Junta da Andaluzia, e que tem desenvolvido centenas de artigos e vídeos, uma plataforma com website bilingue para inscrição automática e gestão do envio de informação aos utentes e às famílias, boletins para pais de crianças dos 0 aos 12 anos, entre outras”.

O projecto URA, Unidade de Radioterapia do Algarve e Telemedicina, que têm sido uma mais valia na área da saúde para a região, foi igualmeente um dos casos apresentados.

Para o próximo período de cooperação 2014/2020, a CCDR Algarve pretende retomar alguns destes temas, para complementar e estimular as sinergias entre as entidades de saúde regionais, a ARS Algarve, o Hospital de Faro e o Hospital de Huelva.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.