Castro Marim aprovou orçamento focado na dinâmica e eficiência - Algarlife Castro Marim aprovou orçamento focado na dinâmica e eficiência - Algarlife

Castro Marim aprovou orçamento focado na dinâmica e eficiência

A Câmara Municipal de Castro Marim, apesar do orçamento muito limitado, está determinada a implementar uma política social ativa e de desenvolvimento, no apoio aos seus municipes e vistantes, particularmente nas infra estruturas, na saúde, na educação e no emprego, priviligiando a eficiencia, a dinâmica e o apoio solidário, como de resto é apanágio do seu novo presidente.

Com a quebra de receitas municipais que afetam todos os Municípios algarvios e as perpetivas do novo Quadro Comunitário de Apoio 2014 – 2020, que ainda está em negociação  o orçamento do Municipio de Castro Marim, é obviamente limitado, aponta um valor global que ronda os 24 milhões de euros, com um previsão de investimentos na ordem dos 12 milhões de euros, dos quais cerca de 8 milhões, são destinados a funções sociais, ao abastecimento de água e saneamento e às acessibilidades.

Segundo o orçamento agora aprovado pela Assembleia Municipal, as principais prioridades em 2014 vão para uma estrada municipal, para a Casa do Sal de Castro Marim, para a construção do Pólo Incubador de Empresas em Castro Marim e para as políticas sociais definidas pelo executivo.

A recuperação e requalificação de habitações degradadas de idosos do concelho, os subsídios de incentivo à natalidade, o Cartão do Idoso, o transporte para consultas ao médico, a rede de transportes coletivos e escolares do município, são ainda algumas das atividades relevantes inscritas no orçamento.

A cultura e o desporto têm nesta rubrica do orçamento um papel de relevo, como a realização do evento Dias Medievais, o Programa Férias Ativas, a atribuição de bolsas de estudo, a assinatura de Contratos-Programa com as associações locais e a celebração de protocolos com as juntas de freguesia e as IPSS do concelho. Quanto à proteção civil e combate a incêndios, mantém-se o Protocolo de Colaboração com os Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António.

Uma das áreas de intervenção do município à qual as Grandes Opções do Plano dedicam especial atenção é à dinamização de diversos equipamentos, designadamente o Castelo da vila, a Colina do Revelim de Santo António, o Centro Multiusos do Azinhal, o Moinho das Pernadas ou a Casa de Odeleite, cuja gestão está a cargo da Empresa Municipal – NOVBAESURIS, com a finalidade de captar novos públicos e criar rotas turísticas.

O Plano Plurianual de Investimentos para 2014 tem como desiderato criar no concelho de Castro Marim as condições básicas de vivência civilizada, como se espera dos territórios que integram a Europa Ocidental. O abastecimento de água a toda a população é um desígnio deste executivo, tal como a manutenção da rede viária, a higiene e limpeza das ruas e a requalificação dos espaços urbanos. Não menos importante é a criação de infraestruturas qualificadas de apoio ao desporto, à educação, à saúde, à cultura ao lazer e à 3ª Idade.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »