Caraterísticas e benefícios da Camomila

6

A camomila (Matricaria chamomila L) destaca-se como planta medicinal, cujas propriedades se baseiam na acção anti-inflamatória e adstringente. É utilizada na indústria de medicamentos, cosméticos e alimentos.

Esta planta nasce naturalmente pelos campos, terrenos e locais habitualmente não cultivados, por entre vales e caminhos da Europa e em regiões temperadas na América.

A temperatura e a humidade são predominantes na influência sobre o teor do seu óleo, pelo que prefere climas temperados, com temperaturas médias abaixo de 20°C, mas com elevada humidade relativa do ar. Não tolera excessos de calor nem secas prolongadas, mas resiste bem às geadas no período vegetativo.

Na Grécia, a camomila (Matricaria chamomila L.) florescia abundantemente, distinguindo-se desde a antiguidade pelo seu aroma peculiar. O nome Matricaria deriva do latim que significa manter ou talvez de matrix, ou seja, relacionado ao útero por ser utilizada como solução para as doenças femininas.

Esta é uma planta herbácea, da família das Compostas, atinge os 20 a 50 cm de altura. Os caules são ramificados e as flores agrupam-se em capítulos, são de pequeno porte, com pétalas brancas e centro amarelo, exalam um perfume delicado e decoram canteiros e vasos. O caule é ramificado e folhas bem recortadas, mas com sabor amargo.

A camomila (Matricaria chamomila L.) é uma tisana digestiva que era utilizada na alimentação após uma cirurgia, devido à sua capacidade estimulante dos movimentos peristálticos do intestino (facilitadora da digestão).

No sistema digestivo a camomila possui actividade em casos de inflamações agudas e crónicas da mucosa gastrointestinal, podendo ser utilizada em situações de colite, cólicas biliares e meteorismos ou como auxiliar na reconstituição da flora bacteriana normal.

É habitualmente apresentada no sector alimentar em forma de infusão (chá) e no sector da cosmética, o seu óleo é reconhecido como essencial e incorporado em cremes, “champôs” e loções.

Um estudo publicado no Journal of Prosthetic Dentistry demonstrou que a camomila diminui a estomatite (inflamação nas gengivas) em pacientes que se encontravam a fazer quimioterapia.

CONSTITUINTES, PROPRIEDADES E APLICAÇÕES:

CONSTITUINTES:

  • Óleo essencial (0,3–1,5%);
    Pró-camazuleno;
    Matricina;
    Flavonóides;
    Colina;
    Aminoácidos;
    Ácidos graxos;
    Sais minerais;
    Cumarinas (herniarina);
    Umbeliferona;

PROPRIEDADES:

  • Calmante;
    Sedativa;
    Emoliente;
    Protetora;
    Filtrante;
    Digestiva;
    Suavizante;
    Refrescante;
    Carminativa;
    Antioxidante;
    Cicatrizante;
    Anti-acnêica;
    Anti-séptica;
    Antialérgica;
    Antiespasmódica;
    Anti-inflamatório;
    Descongestionante;
    Dermo-purificadora;

APLICAÇÕES:

  • Chás
    Gel ´s;
    Cremes;
    Loções;
    Tónicos;
    Champôs;
    After Shaves;
    Máscaras faciais;
    Loções de limpeza;
    Produtos para banho;
    Protectores solares;
    Clareadores capilares;
    Produtos odontológicos;
    Outros produtos cosméticos;

CURIOSIDADE, INFORMAÇÃO, REGISTO HISTÓRICO

CURIOSIDADE:

  • A camomila é conhecida como “o médico da vegetação”, pois acredita-se que exerce efeito alelopático positivo, melhorando a saúde de muitas outras plantas, especialmente aquelas que produzem óleos essenciais.
    Aparentemente é responsavel pelo reforço da produção desses óleos, influenciando algumas outras que estejam na sua proximidade, como sucede com a Hortelã, a Sálvia, Orégano, Manjericão entre outras, que ficam mais aromáticas e saborosas, beneficiando da sua localização junto à Camomila.

INFORMAÇÃO:

  • O Extracto de Camomila de utilização cosmética, é adicionado laboratorialmente no final da preparação cosmética, com o extracto sujeito a uma temperatura abaixo de 45 C.
    Solubilidade: O extracto de camomila é solúvel em propilenoglicol, glicerina, sorbitol, etanol e água.

REGISTO HISTÓRICO:

  • A camomila é certamente uma das plantas mais usadas em todos os lugares desde tempos antiquíssimos. Já era apregoada por Dioscórides, médico grego do exército romano de Nero. Na sua obra ‘Matéria Médica’ diz textualmente: “As raízes, as flores e, em suma toda a erva, têm força de aquecer e afinar. Provocam a menstruação, o parto, a urina e também a pedra se bebem ou o enfermo se senta sobre seu cozimento. Dão a beber contra as ventosidades e contra a doença ilíaca. Curam a icterícia e as enfermidades do fígado. Serve seu cozimento de muito útil fomentação contra doenças da bexiga.”
    Comparando estas indicações antigas com a actual, vemos que essencialmente são as mesmas: “A camomila é sedativa, anti-inflamatória, analgésica, age contra cólicas do estômago e do intestino e também estimula a menstruação.”
  • Do Livro “Plantas Medicinais” de P. Clemente J. Steffen, S.J.

Bibliografia: Várias Fontes

AnaOfir




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.