Bombeiros de Monchique comemoraram 81º aniversário!

12

Os Bombeiros Voluntários de Monchique (BVM) comemoraram no passado domingo 3 de agosto, o seu 81º aniversário, ocasião em que a autarquia entregou à corporação, a nova viatura de combate aos fogos forestais e ainda um conjunto de equipamentos de utilização individual.

Na cerimónia pública que decorreu no Quartel da corporação, estiveram Rui André, o presidente do Municipio e várias outras personalidades locais e regionais que se associaram às comemorações.

Par além do Veículo de Combate a Incêndios Florestais (VFCI) foram igualmente entregues, 47 conjuntos de equipamento para utilização individual pelos bombeiros da corporação, que visam reforçar os níveis de prontidão e segurança daqule efetivo.

A aquisição deste conjunto de material, foi efetuada ao abrigo do Acordo Quadro para fornecimento de veículos de combate a incêndios no âmbito da candidatura para o “Reequipamento Estratégico da Proteção Civil do Algarve”, apresentada pela Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL) ao PO Algarve 21, Eixo II, medida Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos.

À nova viatura e aos restantes equipamentos entregues na ocasião, junta-se o veículo de Comando Operacional Tático (VCOT), equipamentos de comunicações, assim como vários equipamentos para a base de apoio distrital, entretanto já entregues.

Na Cerimónia, foi homenageado o antigo Comandante João Carvalho com a medalha de mérito e honra pelos serviços prestados, atribuída pela Comissão Nacional de Proteção Civil, tomou posse como 2º Comandante da corporação, Rui Lopes, que desempenhava funções de Adjunto e que assume o Comando do Corpo Ativo em regime de substituição e foi promovida a Bombeira Raquel João à categoria de Oficial Bombeiro.

O Presidente Rui André, assinalou o momento com uma intervenção onde destacou a importancia do papel dos Bombeiros e dos voluntários, adiantando que “Sem menosprezo de todos os outros, sinto com especial afeto, um carinho por todos aqueles que se dedicam ao voluntariado orientado para a solidariedade social”.

Para Rui André, os Bombeiros Voluntários de Monchique são o verdadeiro braço armado da Proteção Civil Municipal, afirmando que “Em todos os momentos que a minha condição de presidente da Câmara proporcionou ao longo dos últimos anos, encontrei sempre homens e mulheres empenhados, disponíveis, prontos na ação e operacionais na resposta”.

O Presidente da Câmara de Monchique, reconhecendo a importância de uma relação salutar, entre o municipio e a associação, reafirmou a sua “determinação e vontade em continuar a solidificar os laços da relação institucional”, assente muma experiência única e de proximidade, “o que constitui uma importante mais valia para os habitantes do concelho”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.