Avança o Centro de Estudos Olímpicos do Guadiana

0

Decorreu esta quinta feira em Ayamonte a 1.ª reunião da Comissão Instaladora do Centro de Estudos Olímpicos do Guadiana, projeto transfronteiriço que pretende estabelecer o primeiro Centro de Estudos Olímpicos transnacional em todo o mundo.

Esta iniciativa nasceu de uma decisão unânime dos membros da Comissão Geral Organizadora dos Jogos de Quelfes, reunida em Tavira no passado dia 24 de Setembro, e que agora se concretiza numa Comissão Instaladora que, além dos município de Ayamonte e Vila Real de Santo António, reúne ainda a Academia Olímpica de Portugal, o Comité Internacional Jogos de Quelfes, a Universidade do Algarve, a Universidade de Huelva e o Centro de Estudos Olímpicos da Universidade Pablo de Olavide em Sevilha.

Após este primeiro encontro, a Comissão irá procurar oficializar este projeto junto das Autoridades Olímpicas Nacionais, quer de Portugal, quer de Espanha, seguindo-se um processo preparatório que irá contemplar a recolha de recursos físicos e a preparação de acessos online que permitam um mais fácil acesso e consulta, não só aos investigadores, mas ao público em geral.

Mais do que um mero local de estudo, o Centro de Estudos Olímpicos do Guadiana pretende afirmar-se enquanto instituição promotora do Olimpismo, divulgando uma filosofia de vida que está ao alcance de todos, bem como desenvolvendo iniciativas várias que deem expressão a esse objetivo.

Mais do que um mero projeto comum a estas duas comunidades raianas, o projeto Centro de Estudos Olímpicos é ele próprio encarado como algo muito mais abrangente, uma aposta no Olimpismo enquanto motor de desenvolvimento pessoal e social, nomeadamente em meio escolar, constituindo um eixo entre o Algarve e a Andaluzia, Portugal e Espanha.

Associaram-se desde a primeira hora, segundo a nota da organização, os municípios organizadores dos Jogos de Quelfes, Faro, Loulé, Olhão, São Brás de Alportel e Tavira, num apoio que deverá ser aprovado em sede das respetivas assembleias municipais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.