Atividade de mercadorias cresceu no último trimestre 2014!

10

O movimento de mercadorias no 4º Trimestre de 2014 nos portos e aeroportos portugueses, pautou-se pelo crescimento, já o movimento por estrada registou uma redução. O transporte de passageiros teve um aumento significativo na via aérea e menos intenso, no transporte ferroviário e fluvial, no msmo período, informa o INE esta terça feira.

A atividade aeroportuária em portugal ao longo de 2014, mantem a evolução positiva tendo registado no último trimestre do ano, aumentos nos movimentos de aeronaves (+5,9%), passageiros (+9,9%) e carga/correio (+10,2%) nos aeroportos nacionais.

Os portos nacionais registaram acréscimos de 3,1% no número de embarcações entradas, 4,3% na dimensão (GT) das embarcações e 10,3% na tonelagem de mercadoria movimentada, recuperando do decréscimo de movimentação de mercadorias nos dois trimestres anteriores.

As mercadorias transportadas por ferrovia aumentaram 11,5% (+8,7% no 3º T), reforçando a evolução positiva dos trimestres precedentes e tendo correspondido a um total de 634,2 milhões de toneladas-quilómetro (+16,7%).

Em sentido oposto, o transporte rodoviário de mercadorias, efetuado em veículos rodoviários pesados de matrícula nacional, apresentou uma variação de -6,2% (-4,4% no 3º T).

O transporte de passageiros por via ferroviária (+1,1%), por metropolitano (+1,7%) e nas vias fluviais (+0,1%) continuou a aumentar, embora a um ritmo inferior ao do trimestre anterior.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.