Associação Odiana na 9ª edição da Terra de Maio

Associação Odiana na 9ª edição da Terra de Maio

10

A Associação Odiana vai estar presente este fim-de-semana na 9ª edição da Terra de Maio, que decorre no Centro Multiusos do Azinhal, de 20 a 22 de maio, onde se promovem saberes e sabores do território.

Numa vertente de apoio empresarial a Odiana vai promover junto dos visitantes do evento a Bolsa de Terras, ferramenta que facilita o acesso à terra através da sua disponibilização pública.

A Terra de Maio, é uma iniciativa que tem por mote a promoção e divulgação da Cabra de Raça Algarvia e dos produtos locais associados ao território. O certame oferece um programa onde cabe a gastronomia local, a comercialização de produtos tradicionais, artesanato, demonstrações de cozinha, exposições, ateliers e animação musical.

A associação participa para promover o território e proporcionar apoio, aos residentes e visitantes, através do instrumento Bolsa de Terras, da qual a Odiana é gestora. Neste âmbito decorre no sábado, dia 21 de maio pelas 10h, o seminário “Economia Rural/PDR2020/Bolsa de Terras” com o objetivo de elucidar a população acerca dos apoios financeiros disponíveis para as empresas e jovens agricultores, no âmbito do novo quadro comunitário de apoio, bem como informar acerca das mais valias da Bolsa de Terras.

Este seminário conta com a participação de Fernando Severino e Júlio Cabrita, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve e o Diretor de Serviços de Investimento, respetivamente, Norberto Correia da Bolsa de Terras e Ricardo Júlio Cabrita Bernardino da Associação Terras do Baixo Guadiana.

A Odiana que é Gestora Operacional de Bolsa de Terras (GeOp) no Baixo Guadiana, é a entidade autorizada para a prática de atos de gestão operacional ao nível da Bolsa de Terras. O seu papel é informar, é elucidar a população sobre a disponibilização, promoção e venda/ arrendamento de terras e neste âmbito, a entidade já levou a cabo uma sessão de esclarecimentos.

A Bolsa Nacional de Terras tem como objetivo facilitar o acesso à terra através da sua disponibilização, designadamente quando as mesmas não sejam utilizadas, através de uma melhor identificação e promoção da sua oferta.

Para além do enfoque à disponibilização de terrenos, a Odiana irá também promover produtos focados no turismo de natureza, como o pedestrianismo, a ornitologia e recursos endógenos do Baixo Guadiana.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.