Aprovado o Diagnóstico Social do Município de Lagos / 2015

6

O Conselho Local de Ação Social de Lagos (CLAS) reuniu para aprovar a atualização de um dos mais importantes instrumentos de planeamento, o Diagnóstico Social do Município de Lagos.

A criação do Conselho Local de Ação Social (CLAS) em Lagos, que remonta a 2003 representa o despertar de uma nova atitude por parte das entidades públicas, solidárias e privadas para a abordagem da realidade social no Município.

O último Diagnóstico Social que datava de 2011 e que agora foi atualizado, permite todos os interlocutores do CLAS (54) identificar prioridades, estabelecer parcerias estratégicas e aplicar os respetivos recursos, visando o desenvolvimento do concelho e o bem-estar social da sua população, numa comunidade que se pretende cada vez mais solidária, justa e inclusiva.

Refira-se que esta última atualização do documento assentou numa metodologia que integrou: uma articulação entre as políticas e estratégias nacionais e europeias na área da intervenção social; análise estatística de dados; guiões por áreas temáticas com dados estatísticos junto de diversas entidades, um questionário de necessidades aos parceiros do CLAS e várias reuniões da Assembleia de Freguesia e do respetivo Núcleo Executivo deste Conselho. Também este diagnóstico reflete claramente o período complicado da vida do país no que diz respeito à conjuntura económico-financeira, e que Lagos também sentiu (recorde-se que o último Diagnóstico Social do município datava de 2011).

Os 6 eixos de intervenção do Diagnóstico basearam-se nas seguintes vertentes: Crianças e Jovens, Idosos, Pessoas com Deficiência, Imigrantes, Saúde e Intervenção Social, sendo que em cada um deles foram sinalizados alguns problemas, nomeadamente o absentismo escolar, a violência doméstica, a insuficiência de respostas de apoio à pessoa com deficiência, a insuficiente resposta ao nível da Medicina Familiar e escassez de estruturas de apoio na área da saúde mental e o desemprego, entre outras. É na solução, ou pelo menos na melhoria, destes problemas que todos os parceiros do CLAS se irão agora debruçar. O Diagnóstico Social do Município de Lagos / 2105 estará disponível para consulta no site da autarquia (em www.cm.lagos.pt / Serviços Municipais / Ação Social) no final deste ano.

A marcar também esta reunião do CLAS a aprovação da proposta de adesão de dois novos membros: do CNAI – Centro Nacional de Apoio ao Imigrante e da instituição Quiet Hours




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.