Apresentação da investigação sobre o Saque de Faro

Apresentação da investigação sobre o Saque de Faro

11

O projeto de investigação “A Biblioteca do Bispo D. Fernando Martins Mascarenhas e o Saque de Faro (1596)” de José António Martins, é apresentado no próximo dia 16 de julho, pelas 16h00, no Centro de Interpretação de Vila do Bispo.

Trata-se de um estudo sobre um episódio ocorrido no ano de 1596, quando o Conde de Essex, Robert Devereux, assaltou a cidade de Faro.

Nessa ocasião, entre outras situações, foi saqueada a biblioteca de um dos Bispos mais proeminentes do Algarve, D. Fernando Martins Mascarenhas (1548 – 1628). O prelado foi uma das figuras mais notáveis da cultura portuguesa do seu tempo e a sua biblioteca era composta por obras de grande destaque. Depois de ter sido levada para Londres, em 1602 foi incorporada na Bodleian Library, situada em Oxford.

Foi este acontecimento que deu origem a uma investigação que está em curso e que está a ser levado a cabo por José António Martins, Mestre em História Medieval pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Além deste projeto, José António Martins é, ainda, autor de várias obras sobre a presença do Infante D. Henrique no Algarve, sobre a história dos brinquedos e sobre história local, que serão, também, dadas a conhecer a todos os interessados.

A entrada é livre.

Para mais informações, contactar o Centro de Interpretação de Vila do Bispo pelo telefone 282 630 600.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.