Animação no Algarve até ao Fim do Ano!

12

O tempo já arrefeceu mas continua convidativo para programas fora de casa no Algarve. O primeiro está marcado para hoje sábado, 23, no cineteatro de Loulé, com o flamenco de Oscar de los Reys e Luna Fabiola. Além do espetáculo desta dança de ritmo vigoroso, às 21h30, quem estiver na região terá muitos pretextos para sair até ao fim de dezembro, ou não fosse esta a época festiva mais aguardada do ano.

O calendário de eventos abre com flamenco. Oscar de los Reys convida a coreógrafa e bailarina Luna Fabiola para pouco mais de uma hora de espetáculo intenso, acompanhado na voz por Jesus Flores e na guitarra por Juan Torres. O bilhete custa 10 euros.

Para atender aos bons garfos espalhados pela região, o espaço multiusos de Aljezur abre-se ao Festival da Batata-doce, onde esta planta de polpa açucarada é o centro das atenções. Decorre de 29 a 01 de dezembro, das 12h00 às 24h00 (no dia 01 encerra às 22h00), numa «lógica de complementaridade» entre a agricultura, a indústria, o comércio, o turismo e os serviços, explica a organização (Câmara Municipal de Aljezur e Associação de Produtores da Batata-doce de Aljezur).

Tempo agora para a música, com o concerto dos Dead Combo no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, dia 30, às 21h30. Os músicos Tó Trips e Pedro Gonçalves surgem na região ao som do seu último álbum – «Lisboa Mulata» (2011) – tirando da cartola temas experimentais e clássicos, em simultâneo. Vale a pena ver e ouvir o grupo que encarna personagens saídas (assim parece) da banda desenhada. O preço dos bilhetes varia entre os 10 euros (balcão) e os 12 euros (plateia).

No início de dezembro, em concreto no dia 06, sugere-se um programa mais natalício, com a abertura ao público de um presépio gigante no Centro Cultural António Aleixo, em Vila Real de Santo António. Todos os anos cresce e agora apresenta-se com mais de quatro mil figuras que retratam profissões tão diversas quanto a de moleiro, padeiro, pescador e ferrador. Para fazer os encantos dos miúdos e graúdos, a exposição do presépio estará patente até 12 de janeiro, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00.

O dia seguinte (07) poderá ser uma boa oportunidade para quem ainda não tiver comprado os presentes de Natal, já que tem lugar a Feira da Serra de Loulé com os seus expositores de artesanato. Aqui estarão artigos tradicionais feitos à mão sobretudo por artesãos da serra algarvia, ideais para oferecer à família e aos amigos. Este ano a mostra mantém-se na rua, mais precisamente na avenida José da Costa Mealha, das 10h00 às 17h00.

Em Portimão, o dia 20 tem um concerto agendado com David Fonseca. Começa às 21h30, no TEMPO, para apresentar o projeto «Seasons – Falling», iniciado na primavera de 2012 com «Rising» e que agora continua, no outono, com «Falling». O artista português, fiel à sua linha de experimentação, desta vez decidiu retratar um ano da sua vida em canções. É o que propõe então este concerto, ao preço único de 15 euros.

Um dia depois chega ao Teatro das Figuras, em Faro, o espetáculo «Sonho de uma Noite de Verão», interpretado pela Companhia de Dança do Algarve. O bailado inspirado na peça de William Shakespeare fala das relações amorosas de quatro jovens – Lisandro, Demétrio, Helena e Hérmia – que se cruzam numa floresta povoada por elfos, ninfas e fadas. Para assistir dia 21, a partir das 21h30, por 10 euros.

E porque dezembro é também o mês do réveillon, o calendário de eventos algarvio inclui propostas diferentes para aquela que é uma das noites mais cobiçadas do ano. Para quem já resolveu passar a meia-noite fora de casa, o Algarve preparou fogo de artifício, concertos e muita animação, assumindo-se como a região perfeita para dar as boas-vindas a 2014. Em Albufeira, por exemplo, a entrada no novo ano volta a ser celebrada na zona da Oura, entre artistas de rua e um espetáculo pirotécnico, e na praia dos Pescadores, onde cantará Richie Campbell depois da atuação, às 22h00, do DJ China e da cantora norte-americana Kat Blu.

Em Monte Gordo a festa também arrancará cedo. A partir das 22h30, a avenida marginal vai ser invadida pela música de David Carreira e mais tarde pelas cores e estampidos do fogo de artifício. Entretanto, na praça Marquês de Pombal de Vila Real de Santo António vai ouvir-se música com bom ritmo num concerto que espevitará as pessoas presentes.

Mas porque haverá muita festa por toda a região na noite de 31, o melhor é consultar a programação nos sites oficiais das autarquias e dos estabelecimentos hoteleiros classificados (ou então entrar no sítio promocional do Algarve, alojado em www.visitalgarve.pt, e escolher a melhor opção para o réveillon).

/Turismo do Algarve




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.