Aljezur da terra ao mar um sítio de encantar!

10

A costa marítima do conselho de Aljezur é riquíssima em variedade de peixe, com prevalência para os sargos, robalos, douradas e os frescos percebes, que ao natural fazem as delícias dos melhores bebedores de cerveja.

Na terra do Conselho de Aljezur crescem em variedade e género, todo o tipo de verduras, legumes e outros alimentos, mas a raínha é sem dúvida a batata doce, motivo de eventos especiais e muito frequentados, por naturais e turistas, para quem os petiscos e coisas boas confecionados com aquele tubérculo, são motivo de satisfação para os paladares mais apurados.

Gastronomicamente no concelho de Aljezur, os pratos típicos são os senhores da mesa para os verdadeiros gatrónomos, papas moiras, feijoada de batata doce, papas com mexilhão, couvada com carne de porco e os enchidos, a morcela de farinha ou o chouriço caseiro, o causador de um autêntico aguadeiro na boca, só de pensar-mos no último que saboreamos.

Por fim os pastéis de batata doce, as filhós e os fritos para quem os pode comer, são um prazer no digest de uma boa refeição, em algum dos inúmeros locais do concelho, que continuam a primar pela autenticidade da sua cozinha.

Mas Aljezur tem muito mais, desde as reminiscências moiriscas, à natureza que em alguns espaços mantem a sua caraterística natural, as arribas, as falésias, o mar o vento e as gentes. Gentes simpáticas, hospitaleiras, com quem vale a pena cruzar talheres e trocar conversas, nas fatias de tempo onde os “azoigos” tem lugar, dominados pelo humor e a boa disposição, o que faz de Aljezur, um sítio de encantar.

Carlos Santomor




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.