Aljezur comemora o Centenário do Pintor José Cercas

16

O Municipio de Aljezur em parceria com a Associação de Defesa do Património de Aljezur e a Santa Casa da Misericórdia de Aljezur, celebra o Centenário do Nascimento do Pintor José Cercas (1 de Abril 1914) com uma série de iniciativas, com a colaboração das Juntas de Freguesia.

A 18 de Março será inaugurada, no Espaço +, uma exposição comemorativa da data que para além de uma série de desenhos, alguns inéditos, exporá pinturas de José Cercas bem como algum mobiliário que fazia parte da sua residência, adaptada em 1995 a Casa Museu. Complementa esta exposição uma série de documentação e de fotografias algumas delas que irão ser apresentadas pela 1ª vez.

No dia 1 de Abril, dia do seu nascimento, pelas 17:00h, será celebrada na Igreja da Misericórdia em Aljezur uma missa por alma de José Cercas à qual se seguirá, pelas 18:00h, uma visita à Casa Museu na qual Ernesto Silva irá recitar alguns do sonetos escritos por José Cercas e publicados em 1936.

Com vista a oferecer uma maior oportunidade aos residentes e aos visitantes do Concelho de conhecerem a Obra do Pintor José Cercas, o Município de Aljezur irá apresentar de 25 de Abril a 25 de Maio na Galeria de Exposições da Junta Freguesia Odeceixe, de 05 de Junho a 25 de Julho na Galeria de exposições da Junta Freguesia Rogil, e de 06 de Agosto a 28 de Setembro no Museu da Terra e do Mar da Carrapateira, uma exposição com 25 desenhos de José Cercas.

Recorde-se, tal como Emmanuel Correia escreveu que “ José Cercas cursou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, onde recebeu a lição pedagógica de vários Artistas Nacionais, de que destacamos: Carlos Reis, Frederico Aires, Varela Almeida e Francisco Franco.

O estudo das Ciências Artísticas e o conhecimento das Obras de Arte nacionais e estrangeiras, determinam nele a escola, que perfilha e reflete na sua pintura – Escola Inglesa dos séculos XVIII e XIX, a que se conjuga uma vertente da Escola Impressionista.”




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.