ALGAR prepara Plano de Recolha para o Verão 2014! - Algarlife ALGAR prepara Plano de Recolha para o Verão 2014! - Algarlife

ALGAR prepara Plano de Recolha para o Verão 2014!

A ALGAR prepara-se para enfrentar o Verão, período em que a afluência da população sazonal chega a triplicar no Algarve, com o consequente aumento na produção dos resíduos, obrigando a empresa a promover alterações significativas no processo de gestão, mobilizando todos os meios humanos e equipamentos necessários, para garantir a qualidade que lhe é reconhecida nesta atividade.

Nesse sentido, a ALGAR traçou um plano estratégico para o Verão que inclui o aumento do número de viaturas para a recolha seletiva, a garantia do apoio operacional externo na Prestação de Serviços para a recolha dos ecopontos e o aumento de efetivos, com recurso a contratação de mão-de-obra temporária.

No plano está ainda previsto, aumentar o número de contentores nos ecopontos, reforçar a recolha no Comércio e Serviços, promover campanhas de sensibilização e dar início a um projeto-piloto de Recolha-Porta-a-Porta.

Para que a implementação deste plano seja possível, a ALGAR conta com a colaboração dos Municípios no cumprimento de práticas essenciais, nomeadamente, na maior flexibilidade dos horários de recolha, reforço da sinalética nos ecopontos, alerta para os estacionamentos abusivos que condicionam o acesso aos pontos de recolha e, ainda, o aumento do controlo e fiscalização de deposição incorreta.

Para garantir o apoio das autarquias locais, a ALGAR convidou os responsáveis dos municípios do Algarve e da CCDR, para uma ampla discussão do plano de intervenção, elaborado para aquele período, num encontro técnico que se realizou nas suas instalações.

Neste debate técnico conjunto, foram analisadas e identificadas as soluções e as melhorias a introduzir não só para o período de maior concentração populacional, como é exemplo o Verão, como também para a continuidade do ano, de forma a garantir as melhores condições de serviço junto da população residente e, da turística que ocorre à região.

Nesta lógica de proximidade, a ALGAR também promoveu visitas às unidades de triagem da empresa, onde os técnicos das Câmaras puderam observar a receção e o manuseamento dos materiais que são recolhidos nos ecopontos, onde se separam outros materiais que foram indevidamente depositados e onde as embalagens sofrem uma triagem mais “fina” por tipo de resíduo, onde são separados os plásticos em 5 tipologias diferentes (PET, PEAD, Filme, EPS e Plásticos Mistos), as embalagens de vidro e o papel ou cartão.

Com a contínua sensibilização da população, para uma melhor separação dos resíduos depositados nos ecopontos, a ALGAR tem conseguido aumentar a quantidade de recicláveis recolhidos todos os anos, nesse sentido volta a apelar à colaboração de todos, para a separação prévia dos resíduos depositados e para evitar o estacionamento indevido e impeditivo do acesso aos ecopontos pelas viaturas de recolha de resíduos.

Todos juntos por um Algarve mais limpo e cada vez mais sustentável.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »