ALGAR participou na doação de 2 Equip. Videoendoscopia ao IPO

9

A campanha de recolha de pilhas e baterias, que esteve em desenvolvimento no passado mês de dezembro, na qual a ALGAR participou ativamente, proporcionou a doação ao Instituto Português de Oncologia (I.P.O.), de 2 novos aparelhos de videoendoscopia, equipamento importante para a atividade daquele instituto.

Iniciativa da ECOPILHAS, a sociedade gestora desta fileira de resíduos, que contou entre outros com uma forte participação da ALGAR, permitiu recolher e reciclar a nível nacional, 4 milhões destes resíduos, uma campanha de sucesso confirmado.

A ALGAR é responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve e desde 2005, altura que mantém a parceria com aquela fileira, já encaminhou para reciclagem mais de 47 toneladas de pilhas e acumuladores.

As pilhas usadas nas sociedades desenvolvidas colocam um problema que é necessário resolver. Devido ao seu pequeno tamanho, parecem inofensivas, mas representam um grave problema ambiental. porque são constituídas por metais pesados tóxicos, como o mercúrio, o chumbo, o cádmio, que podem ficar retidos no meio ambiente durante milhares de anos. A sua deposição descontrolada no “lixo comum” pode tornar-se por isso altamente poluidora.

O gesto cívico de separar estes resíduos e colocá-los nos Pilhões, além de evitar riscos para a saúde pública, permite a reciclagem de materiais (ferro, óxidos de zinco, manganês e carbono), sem que seja necessário retirá-los da natureza, preservando assim os recursos naturais.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.