ALGAR investe na redução do consumo de energia elétrica!

18

A ALGAR está a investir na redução do consumo de energia elétrica suas instalações, com a colocação de telhas translúcidas nas duas naves de triagem e enfardamento de resíduos de embalagens recicláveis, existentes em Portimão e Almancil.

Desde 5 de setembro, que aquelas infraestruturas beneficiam da incidência da luz natural do sol para iluminar as instalações.

Segundo o comunicado da empresa, em breve, a nave de triagem de papel/ cartão, a unidade de tratamento mecânico, o pavilhão oficinal e o armazém de peças do Aterro Sanitário do Barlavento também vão ser alvo de intervenção idêntica.

A ALGAR tem apostado na modernização e melhoria contínua dos equipamentos e infraestruturas procurando aumentar a sua eficiência, exemplo disso é também a o projeto da Central Fotovoltaica para produção de energia para autoconsumo, uma iniciativa que obteve financiamento do Programa Operacional Algarve 21 (PO Algarve 21).

O objetivo da empresa é aproveitar o potencial de utilização das fontes de energias renováveis e a introdução de tecnologias de baixo carbono, com vista à redução das emissões de CO2.

A maior parte da energia consumida através da rede nacional provém da queima de combustíveis fósseis, como o carvão, o gás ou o petróleo, recursos naturais, cujas reservas têm vindo a diminuir.

Esta queima aumenta a concentração de dióxido de carbono na atmosfera, contribuindo para o aquecimento global do Planeta. É o chamado efeito de estufa, que tem consequências devastadoras para o planeta, como o degelo dos glaciares e o consequente aumento do nível médio das águas do mar.

A empresa tem por isso ao longo dos tempos, procurado tomar medidas práticas que visem reduzir o consumo de energia elétrica, inclusive através da realização de campanhas de sensibilização dirigidas aos colaboradores da empresa, alertando para as implicações ambientais da incorreta gestão deste recurso.

Na sequência das várias medidas implementadas, verificou-se uma redução de 1,3% no consumo energético do 2º trimestre de 2014, face ao primeiro trimestre. A empresa espera a médio prazo melhorar este resultado e recuperar o investimento que tem vindo a efetuar, em três anos.

Todos temos um papel a cumprir. No nosso dia-a-dia também podemos contribuir para a redução do consumo de energia elétrica nas nossas casas, para isso basta ter em conta alguns gestos simples:

• Desligar os aparelhos no botão em vez de desligar no comando. Quando a luz do stand-by está ligada, continua a gastar energia;
• Desligar o interruptor da luz sempre que se sai de uma divisão da casa;
• Não deixar o carregador na tomada de eletricidade indefinidamente. Mesmo que este não esteja ligado a um parelho, o carregador fica a gastar energia;




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.