Aldeias de Alcoutim candidatas às 7 Maravilhas de Portugal - Algarlife Aldeias de Alcoutim candidatas às 7 Maravilhas de Portugal - Algarlife

Aldeias de Alcoutim candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

As aldeias de Guerreiros do Rio e Vaqueiros no concelho de Alcoutim, são candidatas às 7 Maravilhas de Portugal / Aldeias, uma candidatura concretizada pelo Município. Guerreiros do Rio concorre na categoria Aldeias Ribeirinhas e Vaqueiros concorre na categoria Aldeias Rurais.

O concurso 7 Maravilhas de Portugal / Aldeias pretende demonstrar que o país, tem nesta rúbrica um património valioso e diferenciador

Segundo o Municipio, são 322 as aldeias candidatas, apuradas entre as 446 apresentadas, divididas em sete categorias: Aldeias Monumento, Aldeias de Mar, Aldeias Ribeirinhas, Aldeias Rurais, Aldeias Remotas, Aldeias Autênticas e Aldeias em Área Protegidas.

Um painel de especialistas terá a missão de efetuar a primeira seleção de aldeias, entre uma longa lista de candidatas, escolhendo as 49 aldeias pré-finalistas do concurso, que serão reveladas a 7 de abril. A votação pública para eleição das 7 Maravilhas de Portugal / Aldeias, irá decorrer a partir de 3 de julho de 2017.

Explorar o património histórico, natural, gastronómico e olhar para um território cheio de diversidade, de tradição e de encanto são os objetivos que estão por detrás desta iniciativa.

Este projeto conta com o apoio institucional do Gabinete do Ministro Adjunto, do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, da Secretária de Estado do Turismo, do Turismo de Portugal, da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, Centro Nacional de Cultura, Federação Minha Terra, e Associação Portugal Genial.

Aldeia de Guerreiros do Rio

Guerreiros do Rio, está situado a 8 Km de Alcoutim, o Museu do Rio é um dos espaços de visita obrigatória. “Olhar o Guadiana Por Dentro” é a temática da exposição: o Rio Guadiana, a sua história, a ligação ao minério através do transporte fluvial, o património natural e cultural que lhe estão ligados, nomeadamente os tipos de pesca artesanal, a gastronomia e a atividade do contrabando durante o período do Estado Novo.

Em Guerreiros do Rio, está patente desde 2008 a exposição permanente, “Barcos Tradicionais do Baixo Guadiana”, da autoria de. José Murta, onde se podem apreciar uma interessante série de réplicas em miniatura, dos barcos que circularam no baixo Guadiana, nas mais variadas atividades, até meados dos anos 60 do século XX.

Aldeia de Vaqueiros

A Aldeia de Vaqueiros está situada na Serra do Caldeirão, num vale entre as ribeiras de Foupana e Odeleito, rodeada de beleza natural, um Algarve que apesar de distanciado das praias douradas de águas cristalinas, tem um encanto muito especial, com muito para ver e apreciar.

A aldeia caracteriza-se pelo casario serrano com séculos de história, zona que foi habitada por Romanos e Mouros, povos que influenciaram decisivamente, os hábitos e costumes da região.

Esta foi uma importante região mineira, com registo de quatro minas de cobre: Alcaria Queimada, Pedras de Galinhas, Serras de Fora Merenda e Cova dos Mouros.

Vaqueiros apresenta uma orgulhosa igreja Paroquial do século XVII e a próxima Capela de São Bento, em Alcaria Queimada, local de antigas Romarias. Interessante é o seu núcleo museológico, dedicado à ruralidade da região, retratando uma casa típica e toda a actividade agrícola que aqui se mantém ao longo dos séculos.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »