AIHSA lança “Selo de Qualidade Turística” no Algarve!

10

Foi apresentado esta quarta feira (15) no Ria Park em Vale do Lobo, o projeto “Selo de Qualidade Turística” que vai certificar os melhores restaurantes no Algarve, uma iniciativa da AIHSA – Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, Região de Turismo do Algarve e a Comunidade Intermunicipal do Algarve.

O Selo “Qualidade Turística” vai distinguir os estabelecimentos de restauração junto dos turistas, nacionais e estrangeiros, certificando não só a qualidade dos menus, mas também a apresentação das instalações, a recepção, o serviço e a impressão global do cliente, relativamente aos diversos aspetos relacionados com cada restaurante certificado.

Para Daniel do Adro, presidente da AIHSA, “Este projeto é inovador porque distingue pela primeira vez os restaurantes da região do Algarve, com uma marca de qualidade, sendo esta uma necessidade do setor identificada pela AIHSA. A excelência da gastronomia regional, da higiene e segurança alimentar e do atendimento ao cliente são alguns dos critérios do projeto”.

No primeiro ano o objetivo da AIHSA é premiar a qualidade de mais de 30 restaurantes que se distingam na região, depois do processo de certificação que terá início já no próximo mês de novembro, com o levantamento dos estabelecimentos, seguindo-se uma auditoria.

“A gastronomia algarvia está fortemente ligada à Dieta Mediterrânica, que é Património Imaterial e Cultural da Humanidade desde 2013, esta iniciativa será mais um contributo para a sua divulgação”, afirmou o presidente da AIHSA

A Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve, é um dos parceiros da iniciativa, pelo expertise na evolução e tendências do fenómeno turístico na restauração. Por sua vez, a Associação dos Municípios do Algarve irá proporcionar o envolvimento dos municípios no projeto, de forma a torná-lo mais abrangente.

Daniel do Adro afirmava que “Todos os parceiros são fundamentais nesta iniciativa. A missão da valorização e o desenvolvimento das potencialidades turísticas, está a cargo da Região de Turismo do Algarve, sem dúvida, uma mais-valia para o Selo de Qualidade Turística”.

Para além de Daniel do Adro, presidente da AIHSA que apresentou o projeto, intervieram nesta apresentação, Pedro Moreira, diretor da Escola de Hotelaria e Turismo Algarve e no encerramento Jorge Botelho, presidente da Associação de Municípios do Algarve e Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.