ETAR de Faro Noroeste

A Águas do Algarve participa no projeto IMPETUS

17

A Águas do Algarve, S.A. (AdA) congratula-se com a aprovação de mais um projeto de Investigação e Desenvolvimento (I&D), no âmbito do Programa LIFE 2014-2017, subprograma Environment.

O Projeto denominado “Improving current barriers for controlling pharmaceutical compounds in urban wastewater treatment plants”, com o acrónimo IMPETUS, tem como objetivo testar medidas para melhorar a remoção de compostos farmacêuticos em ETAR de águas residuais urbanas, com sistemas de tratamento convencionais por lamas ativadas.

O projeto, em que participarão oito entidades, é coordenado pelo LNEC, tendo para além da AdA a participação de EHS – Environmental and Regional Development Consulting, Lda, EPAL/Águas de Lisboa e Vale do Tejo, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa e Universidade do Algarve.

O projeto que tem uma duração de três anos e meio, teve inicio no passado mês de janeiro e deverá finalizar a 30 de junho de 2019.

A AdA realizará ensaios à escala piloto na ETAR de Faro Noroeste, previsivelmente em 2017, onde serão testados vários produtos químicos adsorventes, produzidos a partir de resíduos endógenos, como a alfarroba e a cortiça e biopolímeros coagulantes, produzidos a partir de extratos de acácia.

A utilização destes produtos tem como principais premissas, para além da sua eficiência na remoção de compostos farmacêuticos, o seu baixo custo e a minimização dos consumos energéticos associados, para além de se poder utilizar resíduos como produto. A monitorização de compostos farmacêuticos, cerca de 20 fármacos, exigirá igualmente a adoção de métodos analíticos fiáveis e robustos.

O projeto tem um caráter de demonstração e visa a aplicação das tecnologias testadas com sucesso, noutros sistemas de tratamento a nível europeu.

O orçamento total do projeto é de 1.064.452 EUR, tendo um apoio comunitário de 855.589 EUR. O orçamento afeto à AdA é de 155.496 EUR, sendo 60% dos custos elegíveis financiados pelo programa LIFE.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.