A “tradição do porco” revivida em Giões / Alcoutim!

37

A Associação Grito d’Alegria reuniu no passado dia 16 de novembro, na aldeia de Giões, concelho de Alcoutim, cerca de 100 pessoas, habitantes e visitantes, num almoço em que procurou reviver uma das mais velhas tradições da serra algarvia, a “Tradição do Porco”.

Esta foi uma ação que pretendia contrariar a tendência para o desaparecimento das tradições, segundo a própria organização, perante a descaraterização ou mesmo o desaparecimento dos velhos hábitos e rituais.

Diz a nota publicada no portal do municipio, que (…)já são poucos os que seguem à risca os rituais que estavam inerentes a esta prática comunitária, que juntava amigos e familiares num dia de muito trabalho, mas também de muita festa (…).

O evento da iniciativa da associação de Giões tinha como foco, reviver um ritual que também contribui para a conservação da identidade cultural do povo de Giões e do Concelho de Alcoutim.

[box type=”shadow” align=”aligncenter” width=”620″ ]

pavilhãogrito - giões - alcoutimA Associação Grito d’Alegria nasceu há 3 anos com a missão de dinamizar a vida cultural e social do concelho de Alcoutim, particularmente da aldeia de Giões, onde têm a sua sede.

Com o aumento do número de sócios e a crescente adesão às atividades realizadas, a associação necessitou de ampliar o espaço da sua sede, instalada na antiga escola primária da aldeia e já com melhoramentos apoiados pela autarquia.

Reconhecendo o ótimo trabalho desenvolvido pela Grito d’Alegria, que tem mobilizado a população local e atraído visitantes ao concelho, a Câmara Municipal de Alcoutim apoiou, com cerca de 7.000 euros, a construção de um novo pavilhão, que já foi palco da comemoração de passagem de ano.[/box]




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.