A Semana Santa em Tavira com várias celebrações!

18

A quaresma em Tavira é marcada por várias celebrações com destaque para as procissões dos Passos, do Triunfo no Domingo de Ramos, do Enterro do Senhor e da Ressurreição, a 22 e 29 de março, 03 e 05 de abril, respetivamente, a Via Sacra no dia 30 de março e o Concerto de Páscoa pela Orquestra Clássica do Sul a 05 de abril.

A procissão dos Passos, organizada pela Venerável Ordem Terceira de S. Francisco, realiza-se, no dia 22 de março, pelas 16h00, com saída da Igreja de S. Francisco.

Este ato religioso surgiu, em Portugal, no século XVI, e simboliza o caminho de Jesus com a cruz às costas, desde o pretório até ao calvário.

No dia 29 de março, Domingo de Ramos, pelas 16h00, terá lugar a procissão do Triunfo, com partida da Igreja do Carmo.

Esta procissão, organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Monte do Carmo, é composta vários andores de talha dourada, os quais descrevem a vida de Cristo, desde o Monte das Oliveiras até à sua morte.

Existem registos que dão conta que esta manifestação religiosa já se organizava, no ano de 1789, pela Ordem Carmelita da cidade de Tavira.

A Via Sacra, promovida pela Comunidade Cristã de Tavira, decorrerá, no dia 30 de março, a partir das 20h30, com saída da Igreja de S. Francisco e chegada à Ermida de Santa Ana, num percurso composto por catorze estações.

Trata-se de uma manifestação da Fé Cristã que tem como objetivo meditar na paixão, morte e ressurreição de Cristo. É o reviver, através de um caminho espiritual, dos últimos momentos da vida de Jesus Cristo na terra.

A procissão do Enterro do Senhor terá lugar, no dia 03, Sexta-feira Santa, pelas 21h00, a partir da Igreja da Misericórdia.

Este ato religioso foi estabelecido, em Portugal, nos séculos XV e XVI, passando a integrar as celebrações tradicionais da Semana Santa.

No dia 05 de abril tem lugar, pelas 10h00, a procissão da Ressurreição com saída da Igreja de Santa Maria do Castelo.

Ainda no âmbito das celebrações pascoais decorre, no dia 05 de abril, pelas 18h00, na Igreja do Carmo, o Concerto de Páscoa pela Orquestra Clássica do Sul, numa organização da Câmara Municipal de Tavira e Associação Musical do Algarve.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.