A Baixa de Faro foi um lugar especial na quadra natalícia!

19

A quadra natalícia na baixa de Faro, foi palco de um vasto programa de animação entre 6 de dezembro e 6 de janeiro, que promoveu a cultura, o desporto e a solidariedade com atividades para toda a população.

Terminado este período de festas, a autarquia faz um balanço muito positivo do projeto “Dizem que na Baixa é Especial”, avaliada a adesão dos milhares de pessoas que se aliaram às realizações que tiveram como principal objetivo, dinamizar o comércio local e a vivência urbana, em mais uma iniciativa do Município de Faro e da Ambifaro, em colaboração com a ACRAL e a Associação de Comércio da Baixa.

A Música,a dança, o teatro e a formação, dinamizadas por várias associações do concelho, fizeram com que milhares de transeuntes “enchessem” as principais artérias pedonais, refletindo um ambiente de verdadeiro espírito de Natal.

Momento marcante foi a chegada do Pai Natal de Bicicleta, que proporcionou momentos de magia e alegria para os mais pequenos, que tiveram oportunidade de tirar fotografias, receber lembranças e realizar diversas atividades didáticas.

Outro ponto alto foi a abertura do ATRIUM- Centro Criativo da Baixa de Faro, projeto resultante da reunião de esforços da Câmara Municipal de Faro, AND – Associação Nacional de Designers e Palácio do Tenente – Associação Cultural, para a dinamização do antigo centro comercial Atrium, encerrado em 2009 e que desde essa data se encontra devoluto. Aqui foram igualmente dinamizadas inúmeras iniciativas, como espetáculos, exposições e mercados, prevendo-se que o espaço continue a promover projetos nas áreas criativas, como oficinas de trabalho, lojas pop-ups, workshops, exposições, mercados temáticos, espaços interdisciplinares em articulação com as entidades locais e outras infraestruturas empresariais públicas ou privadas da região do Algarve.

De realçar ainda a festa da Passagem de Ano, no Jardim Manuel Bivar, que contou com a atuação da Wallabbe Jam Band, com o artista Gonçalo Bilé e do DJ farense Mr. Kool, que proporcionaram uma noite muito animada, complementada com um grandioso fogo-de-artifício, num espetáculo piromusical junto à Doca de Recreio que marcou a entrada do ano novo.

Ao extenso programa de animação de Natal destacamos por último o concurso das árvores de Natal, tendo estado em exposição 146 árvores de Natal decoradas pelas mais de 4000 crianças do pré-escolar, 1.º e 2.ºciclos do ensino básico público e privado, que criaram um roteiro ao longo de todas as ruas pedonais da Baixa de Faro. Num total de 11926 votos dos visitantes (11499 votos válidos e 427 votos nulos), registaram-se as seguintes árvores vencedoras:

1.º lugar:
N.º 52- EB1 São Luís (turma B/E- 4.º ano) – Categoria 1.º Ciclo do Ensino Básico
N.º 28- Jardim de Infância- Bela Infância, Lda. (turma Creche/JI) – Categoria Educação Pré-Escolar
N.º 103- EB 2/3 Santo António (turma A- 5.º ano) – Categoria 2.º Ciclo do Ensino Básico

2.º lugar:
N.º 130- EB1 Vale Carneiros (turma 7- 3.º ano) – Categoria 1.º Ciclo do Ensino Básico
N.º 106- Super Escola (turma 3/4/5 anos) – Categoria Educação Pré-Escolar
N.º 97- Colégio do Alto (5.º e 6.º ano) – Categoria 2.º Ciclo do Ensino Básico

3.º lugar:
N.º 137- Arco-Íris (turma 4 anos- Sala Sol) – Categoria Educação Pré-Escolar
N.º 49- EB1 São Luís (turma A/B- 2.º ano) – Categoria 1.º Ciclo do Ensino Básico
N.º 71- EB 2/3 Escola Neves Júnior (Turma A- 6.º ano) – Categoria 2.º Ciclo do Ensino Básico

O município espera repetir as iniciativas pelo sucesso e espírito de convívio que trazem a toda a comunidade, para além da importância destas ações de incentivo ao dinamismo da atividade económica local, nomeadamente do comércio tradicional.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.