A atividade física aumenta a esperança de vida em 3,4 anos! - Algarlife A atividade física aumenta a esperança de vida em 3,4 anos! - Algarlife

A atividade física aumenta a esperança de vida em 3,4 anos!

Estratégias para combater o excesso de peso e a obesidade devem insistir em manter os princípios de uma alimentação adequada, reduzindo a ingestão calórica nos casos em que seja necessário, e incrementar a atividade física para alcançar um estilo de vida saudável.

Este é um dos aspetos reconhecidos no documento ‘A Chave para um balanço energético adequado’, realizado por algumas das mais respeitadas entidades científicas de nutrição.

Segundo este documento, “a esperança de vida pode aumentar em média 3,4 anos em pessoas que praticam atividade física moderada e em média 4,2 para os que superam em mais do dobro as recomendações internacionais” de praticar pelo menos 150 minutos/ semana de atividade física.

Não obstante, o documento assinala que, para além do exercício físico, a chave de um balanço energético adequado é “a ingestão de energia dever ser igual ao gasto de energia” e que “é necessário transformar a mensagem de ‘comer menos e mover-se mais’ por ‘comer melhor e mover-se mais’ ou seja, manter uma alimentação variada, moderada e equilibrada, confortável e sustentável, juntamente com um estilo de vida ativo.

Segundo estas regras para o balanço energético adequado, “a restrição de alimentos por si só e realizada a longo prazo, não é eficaz para reduzir o excesso de peso e a obesidade”, uma vez que, “a fisiologia humana está preparada para um nível elevado de consumo e gasto energético”, e a restrição unilateral promove que “o organismo se adapte para poder manter o peso, alterando a redução do gasto energético”.

O documento “A chave para um balanço energético adequado” foi elaborado pela Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), a Fundação para a Investigação Nutricional (FIN), a Sociedade Espanhola de Nutrição Comunitária (SENC) e a Fundação Iberoamericana de Nutrição (FINUT).




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »