A ATA promove o Algarve na “British Birdfair 2015”

9

A ATA promove as potencialidades do Algarve na “British Birdfair 2015”, a maior feira de observação de aves da Europa

Algarve_Ria_© Associação de Turismo do Algarve _abATA a Associação de Turismo do Algarve, vai promover a região na próxima “British Birdfair 2015”, certame que se realiza de 21 a 23 de agosto, em Rutland, Reino Unido, uma aposta no combate à sazonalidade, do Algarve.

Quando se verifica um crescimento exponencial na procura dos mercados externos para a observação de aves, a ATA em parceria com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), tem como principal objetivo, divulgar as características únicas do destino e atrair para o Algarve os amantes da natureza que já têm por tradição fazer turismo de observação de aves.

Dora Coelho, diretora executiva da associação explica que “o birdwatching é uma atividade que já está consolidada em países como o Reino Unido, Alemanha, França, Suíça e até aqui ao nosso lado, em Espanha. Em Portugal ainda está em crescimento, é um nicho de mercado que ainda pode ser potenciado, porque há muito a fazer”.

Tradicionalmente realizada na primavera e no outono, a “época baixa” para o turismo, a observação de aves representa uma mais valia que poderá ajudar a combater a sazonalidade do Algarve.

De acordo com Dora Coelho, “o Algarve reúne excelentes condições para a observação de aves, não só porque aqui existem espécies que não se encontram em locais com grande tradição em birdwatching, como é o caso do Norte e Centro da Europa, mas também porque permite a realização da atividade no inverno”.

Nos últimos anos, a observação de aves tem vindo a crescer em diversos mercados e o Algarve não é exceção. A par do registo da chegada de turistas que vêm especialmente para observar aves verifica-se também o investimento de empresas locais na área e a inclusão da atividade nos programas de turismo.

A observação de aves é também um produto promovido pela ATA para divulgação da região Algarvia além-fronteiras. Incluem-se nas ações de promoção a participação em feiras, como por exemplo a British Birdfair 2015, e a organização de press trips para dar a conhecer, através da imprensa, a experiência que o Algarve pode proporcionar aos turistas.

Destaca-se a a realização do VI Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza, em Sagres no mês de outubro, evento para o qual a ATA convida imprensa especializada estrangeira com o intuito de impactar potenciais turistas para o Algarve.

Em Portugal, a região algarvia é considerada como a mais interessante para a observação de aves. A diversidade de espécies residentes e que para aqui migram no inverno ou na época de reprodução e a variedade de ambientes naturais como falésias, paisagens mediterrânicas, serras e zonas húmidas são elementos diferenciadores para este nicho de mercado.

A Península de Sagres, a Serra de Monchique, a Lagoa dos Salgados, o Caniçal de Vilamoura, a Ria de Alvor e Formosa, Castro Marim e a Serra do Caldeirão são alguns dos locais apelativos para os turistas birdwatchers.

Sobre a Associação de Turismo do Algarve:

A Associação de Turismo do Algarve (ATA) é uma associação sem fins lucrativos, cuja missão principal é a promoção e divulgação turística do Algarve e dos seus produtos regionais (Sol & Mar, Golfe, Natureza). Promove o destino através do estudo, preparação e desenvolvimento de ações específicas nos mercados externos e também através da sincronização entre entidades públicas e privadas para a definição de objetivos e estratégias comuns de promoção no estrangeiro.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.