A "Arte do Latoeiro” vai dar vida à tradição em Silves

A “Arte do Latoeiro” vai dar vida à tradição em Silves

8

“A arte do latoeiro” é o projeto que vai ser desenvolvido a partir de Março, no território de Silves, uma iniciativa do Projecto TASA – Técnicas Ancestrais Soluções Actuais – gerido pela Proactivetur, em parceria com a Câmara Municipal de Silves e a Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines.

O projeto que pretende reativar o ofício do latoeiro, que se encontra praticamente extinto no Algarve, beneficia do apoio da EDP sendo um dos nove projetos de cultura popular portuguesa vencedores da 2ª edição do Programa Tradições.

A missão deste projeto, a realizar durante um ano, é reativar o ofício através da formação de futuros latoeiros, de ações de envolvimento da comunidade, do registo documental e desenvolvimento de produtos que incorporem soluções de design e inovação.

A formação será realizada no modelo de transmissão de saberes mestre-aprendiz centrada no domínio da técnica tradicional e na integração de novas abordagens com recurso à inovação. Decorre de Março a Maio, com uma duração total de 125h. Procura integrar candidatos dispostos a realizar atividade profissional na área da latoaria.

As candidaturas estão disponíveis neste link: docs.google.com/forms

A aposta da educação far-se-á através do envolvimento das escolas do concelho de Silves, dando a conhecer a tradição da latoaria, sensibilizando para a importância de preservar o património imaterial do território e demonstrando as potencialidades criativas inerentes aos ofícios tradicionais.

O projeto quer chegar à comunidade, proporcionando experiências criativas para que residentes e visitantes contactem com as técnicas básicas do processo. Irá promover uma exposição para apresentação do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto e uma conversa com instituições, técnicos e participantes sobre o futuro da atividade.

A promoção desta arte expressiva do património algarvio passará pela realização de um filme de curta duração mostrando o seu potencial para a criatividade e desenvolvimento de novas iniciativas culturais e económicas.

Deste projeto nascerão novos produtos de latoaria criados na cultura do design, de maneira a garantir a permanência da tradição adaptada aos gostos e necessidades do mercado atual.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.