A Arte do Latoeiro no Mercado Fora d´Horas em Silves

A Arte do Latoeiro no Mercado Fora d´Horas em Silves

5

Os primeiros resultados do projeto “A arte do latoeiro” iniciativa que visa reativar o ofício na região do Algarve, vão ser apresentados ao público, no próximo dia 9 de agosto, no “Mercado Fora D’Horas” em Silves.

Este projeto, promovido pelo Projecto TASA, tev inicio em Março com uma ação de transmissão de saberes e criação de novas soluções para a latoaria que envolveu dois mestres latoeiros de fora da região, um designer de produto, cinco aprendizes, além da equipa da Proactivetur, a gestora do Projecto TASA, da Câmara Municipal de Silves e Junta de Freguesia de S. B. Messines, parceiros da iniciativa.

A iniciativa que se associa à programação do “Mercado Fora D’Horas” em Silves, integra a apresentação pública do projeto (17:30H), uma exposição onde se poderão ver os novos produtos de criação contemporânea com latoaria, o documentário do projeto, assim como contactar com os latoeiros (19:00-24:00H). Haverá também um workshop aberto à participação da comunidade e visitantes, gratuito mas sujeito a inscrições, uma oportunidade para pegar nas ferramentas do latoeiro e fazer um balde em miniatura, que o participante levará de recordação.

“A arte do latoeiro” está a decorrer desde Março e termina em Dezembro deste ano. É uma iniciativa promovida pela Proactivetur/Projecto TASA em parceria com a Câmara Municipal de Silves e a Junta de Freguesia de S. Bartolomeu de Messines. Beneficia do apoio da EDP sendo um dos nove projetos de cultura popular portuguesa vencedores da 2ª edição do “Programa Tradições”.




Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.