3670 atendimentos nos Postos de Praia da ARS Algarve! - Algarlife 3670 atendimentos nos Postos de Praia da ARS Algarve! - Algarlife

3670 atendimentos nos Postos de Praia da ARS Algarve!

Os 32 Postos de Saúde de Praia da ARS Algarve, instalados na costa algarvia, em colaboração com a Cruz Vermelha Portuguesa, no âmbito do Plano de Verão 2014, registaram no mês de Julho, um total de 3670 atendimentos.

Com horário de atendimento entre as 10:30 e as 19:30, os Postos de Saúde de Praia, têm como objetivo de assegurar cuidados de saúde de enfermagem e dar resposta a situações clínicas que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada e irão manter-se em funcionamento até 14 de setembro.

Do total dos atendimentos no mês de julho foram realizados 2139 tratamentos, 799 medições de pressão arterial, 354 atendimentos devido a picadas de peixe-aranha e insetos, 135 para realizar testes de Glicemia e 166 para administrar injecções, tendo sido registados durante este período 77 encaminhamentos para outras unidades de saúde.

De salientar ainda que, do total de atendimentos registados durante este período, cerca de 68,9% dos cidadãos atendidos nos Postos de Saúde de Praia não são residentes na Região do Algarve (53,7% são residentes noutras regiões do país e 15,2 % são estrangeiros) e os restantes 31,1% são residentes no distrito de Faro, percentagens que se justificam dado o elevado número de turistas, nacionais e estrangeiros, que se encontram na região algarvia durante esta época do ano.

Os Postos de Saúde de Praia com maior número de atendimentos registados durante este período foram os de Armação de Pêra, Ilha da Culatra, Monte Gordo e Quarteira.

De referir que os recursos afetos aos Postos de Saúde de Praia são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos de praia e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar. No âmbito da Rede de Urgência e Emergência Hospitalar, a Região do Algarve dispõe de 4 Serviços de Urgência Básicos (SUB), situados em Lagos, Albufeira, Loulé e Vila Real de Santo António, e um Serviço de Urgência Médico e Cirúrgica no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Portimão), e um Serviço de Urgência Polivalente no Centro Hospitalar do Algarve (polo de Faro), com atendimento 24/24 horas.

Destaque para o Departamento de Saúde Pública e Planeamento (DSPP) da ARS Algarve IP, que desenvolve, no âmbito da prevenção, o Plano de Contingência para as Temperaturas Extremas Adversas – Módulo Calor 2014, entre 15 de maio e 30 de setembro, período durante o qual é maior a probabilidade de situações de calor extremo. Este Plano de contingência tem como principal finalidade a promoção da proteção da saúde da população contra os efeitos de uma Onda de calor, através do qual as pessoas serão informadas sobre os níveis de alerta e de quais as medidas a ter em conta para minimizar os efeitos sentidos em períodos de altas temperaturas.

Posto de Saúde de Praia na Ilha de Tavira promove Programa «Diz não a uma seringa em 2ª mão»

Integrado no Programa «Diz não a uma seringa em 2ª mão», criado pelo Programa Nacional para a Infeção VIH/sida, é possível efetuar a troca de seringas a partir desta semana no Posto de Saúde de Praia na Ilha de Tavira e até ao final do Verão. O profissional de enfermagem encontra-se disponível para recolha e distribuição de material esterilizado, de forma gratuita e confidencial, visando a prevenção da transmissão da infeção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH).




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »