Engenharia Militar repara vias na Serra de Monchique! - Algarlife Engenharia Militar repara vias na Serra de Monchique! - Algarlife
Monchique - Presidente Rui André x Coronel João Pires

Engenharia Militar repara vias na Serra de Monchique!

Monchique recupera troços de estradas e passagens hidráulicas na serra, como apoio da engenharia militar, que disponibilizou máquinas e homens do Regimento de Engenharia Militar n.º 1, estacionado em Tancos, com base no protocolo assinado esta semana pelo Presidente Rui André, líder autárquico e pelo Comandante do Regimento de Engenharia, Coronel João Pires, uma parceria considerada fundamental para a mobilidade no Concelho.

Estrada Foz de Besteiro-Marmelete

Obra na Estrada Foz de Besteiro-Marmelete

Com a formalização do protocolo entre as duas entidades, a autarquia de Monchique resolve algumas situações mais complicadas na rede de vias serranas, criadas pelos fenómenos meteorológicos que tem assolado o concelho, os quais resultaram em danos consideráveis nas linhas de água e em algumas vias de circulação.

A dificuldade de autarquia em dispor dos meios necessários à reparação dessas ocorrências, levou o presidente Rui André a solicitar o apoio da engenharia militar, que disponibilizou meios para apoio em algumas ações, onde é essencial a utilização de maquinaria pesada e recursos humanos experientes.

As obras que já decorrem na Estrada que liga Foz do Besteiro a Marmelete, foram visitadas esta sexta feira, pelo Coronel João Pires e pelo Presidente Rui André, onde puderam verificar o andamento das mesmas.

Para o presidente Rui André, referindo-se a esta parceria durante a visita: “depois da já conhecida parceria com vista à vigilância no período crítico de incêndios pelo Regimento de Infantaria n.1, o Exército Português disponibilizou-se mais uma vez, para esta parceria, revelando uma utilização valiosa e eficaz dos recursos do Estado, desta feita, bem aproveitados para as necessidades dos municípios”.

“O concelho de Monchique que apresenta uma rede viária bastante extensa, denota já um desgaste considerável, até pela utilização regular de veículos pesados de transporte de madeira e pedra, o que a juntar a uma deficiente construção de algumas vias, é importante uma reabilitação que em muitos casos acarreta pesados custos para a autarquia. Apesar do Orçamento da Câmara no presente ano destinar uma grande verba para a melhoria das condições das estradas do concelho, esta parceria revela-se de extrema importância pois permite a intervenção em algumas das zonas mais críticas. O melhor local onde devem estar os militares é fora dos quartéis e de preferência na luta, não de guerras, mas das necessidades das populações”, acrescenta o Presidente da Autarquia.

No protocolo estabelecido entre as duas entidades, o Exército Português disponibiliza a maquinaria e o pessoal habilitado para as obras, cabendo à Câmara Municipal suportar os custos da alimentação e alojamento dos militares envolvidos, assim como combustíveis e todos os materiais necessários às intervenções a efetuar.




Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Translate »